Bem vindos ao EH Nutri - Artigos de Qualidade para uma Nutrição Diferenciada !
   CAFÉ DA MANHÃ, SINÔNIMO DE VITALIDADE !
  Enviar por e-mail

Por: Dra. Elisabete Higashi
Publicado na revista 'Vida Ativa' nº 3 - Maio/Junho 2007

Por que muita gente não toma o café da manhã?

Ao longo de minha vivência clínica encontrei várias respostas, tais como: ‘não sinto fome pela manhã ’, ‘prefiro dormir um pouco mais’, ‘minha vida é muito corrida e nem sinto fome neste perído’ , ‘desde criança não tomo café da manhã ’ e por aí vai. Em uma avaliação mais detalhada sobre o estado geral de saúde, há aqueles que relatam boa disposição ao acordar e baixa no final do dia, com desejo aumentado por carboidratos doces ou salgados (pães e lanches) ou aqueles que já acordam cansados e que pioram no decorrer do dia, apresentando dores de cabeça ou no corpo, formigamento de braços ou pernas, cansaço visual e dificuldade para dormir.

Geralmente o problema destas pessoas está no fígado ! Se você costuma dormir de bruços e acorda com boca amarga e indisposto para alimentar-se, às vezes enauseado, o seu fígado pode estar com dificuldade de realizar a detoxificação (espécie de desintoxicação). Isto ocorre provavelmente porque o fígado teve que ‘trabalhar’ muito no período em que deveria ‘descansar’, ou seja, o seu ‘dono’ abusou de alimentos gordurosos, carnes vermelhas ou álcool na última refeição do dia, muitas vezes, instantes antes de deitar-se.

Existem pessoas que mesmo comendo pequenas quantidades de arroz, feijão, gorduras ou carnes apresentam indisposição matinal para alimentar-se o que demonstra um fígado cronicamente doente devido a hábitos alimentares errados desde a infância associados ao estresse da vida moderna.

Façamos a conta: Quem come a última refeição às 22 horas e almoça ao meio dia, totaliza 14 horas sem comer ! A estas horas o organismo consumiu todo o estoque de glicogênio, que é a energia armazenada nos músculos e fígado, e está em pleno uso dos estoques de gordura e também da proteína muscular ! Resultado: envelhecimento precoce (aumento de radicais livres) e flacidez muscular, além de cansaço/irritabilidade e vontade de comer carboidratos no final da tarde !

O que fazer para viver o seu dia a dia com mais vitalidade e humor e ainda esbanjar saúde e beleza ?

Detoxifique seu fígado ! Faça a última refeição do dia, de preferência até às 21 horas, consumindo arroz integral, hortaliças coloridas e variadas, incluindo pelo menos uma da família das crucíferas (brócoles, repolho, couve flor, couve de bruxelas ou couve manteiga) ou brotos de feijão ou alfafa temperados com azeite de linhaça e oliva. Prefira as proteínas de fácil digestão, como pescados. Consuma suco de clorofila antes de dormir.

Tome um nutritivo e revigorante café da manhã ! Com o fígado restabelecido, você passará a ter fome e vontade de consumir alimentos saudáveis: inclua sempre uma fonte de energia como cereais integrais (mix de cereais, aveia ou pão integral) e um pouco de mel ou açúcar mascavo (energia rápida); uma fonte de proteína que aumente os níveis de dopamina (responsável pelo humor e ânimo) como iogurtes, queijos ou ovos quentes ou cozidos; uma fonte de gordura antiinflamatória e antioxidante como azeite de oliva e uma fonte de vitaminas e minerais como frutas frescas.

e... tome muita água ! Sem este nutriente o processo não se realiza !

Um brinde para sua nova vida.... com um bom café da manhã !

P.S.: Para potencializar os resultados, utilize alimentos orgânicos e óleos extra-virgem (1ª prensa) e elimine monoglutamato de sódio, aspartame, corantes e conservantes

                                                                                                <<< Voltar


   
              Copyright© 2006-2011 - Dra. Elisabete Higashi     -     Design by Webprojects    -       DHTML JavaScript Menu Courtesy of Milonic.com