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Nutrição Cerebral: seu guia de alimentos saudáveis ​​para o cérebro

Sua dieta afeta muito sua saúde cerebral e habilidades cognitivas. Isso significa duas coisas muito importantes:
1- Comer alimentos “ruins” para o cérebro pode diminuir sua acuidade mental. As deficiências nutricionais podem até causar problemas de cognição, memória e danos cerebrais permanentes.
2- Ao comer os alimentos certos, você pode aumentar sua capacidade mental. O truque é saber quais nutrientes são os mais eficazes para isso.

Melhores alimentos para o cérebro: como aumentar seu poder cognitivo

• Salmão (e outros peixes gordurosos).
Os ácidos graxos ômega 3 aumentam a recuperação cerebral após a lesão e ajudam a retardar a deterioração natural causada pela idade.

• Nozes e sementes.
Esses alimentos são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. O primeiro ajuda a melhorar a memória, enquanto o segundo reduz a taxa de declínio cognitivo relacionado à idade. A castanha-do-pará é uma importante fonte de selênio, essencial para o aprimoramento geral do cérebro. Baixos níveis de selênio estão associados a uma menor função cognitiva.
Por favor, note que a vitamina B12 também é importante para aumentar a memória, mas está presente apenas em alimentos de origem animal.

• Carne vermelha e legumes.
Esses alimentos fornecem vitaminas e ferro importantes. Este mineral é essencial para melhorar e manter a acuidade mental. As mulheres correm mais risco de deficiência de ferro, por isso podem considerar tomar suplementos.

• As frutas escuras fornecem flavonóides, o que pode reduzir a taxa de declínio cognitivo.

Não se esqueça que não são apenas os alimentos que você come, mas como você os come, o que afeta os benefícios das refeições para o cérebro. Se você deseja obter os melhores resultados, considere tentar um plano de dieta cetogênica. Você também deve optar por comer 5-6 pequenas refeições por dia, se você quiser manter sua mente afiada por toda parte. Isso ajudará a evitar picos de açúcar no sangue, que têm um efeito negativo no seu metabolismo e função cerebral.

Por favor, tenha em mente que pode haver requisitos dietéticos específicos para aqueles que sofreram uma lesão cerebral traumática.

Em todo caso, onde a saúde geral do seu cérebro está em questão, seu médico deve desenvolver a dieta. Note que você pode até precisar evitar alguns alimentos que impulsionam o funcionamento cerebral, já que eles podem reagir mal com a medicação.

Não acredite nas histórias que alguns alimentos ou suplementos podem melhorar sua cognição durante a noite. A melhor maneira de melhorar sua função cerebral através das refeições é manter uma dieta saudável e equilibrada, com baixo teor de gorduras.

A dieta mediterrânea é uma das melhores opções para o cérebro. No entanto, você precisará seguir estas diretrizes alimentares de forma consistente. E o melhor efeito que eles proporcionarão é diminuir o declínio natural do cérebro.
Para melhorar sua cognição, memória e intelecto, você precisará treiná-los usando exercícios específicos. Sua dieta vai desempenhar um papel importante, mas apenas de apoio, em qualquer “reforço cerebral” significativo.

Piores alimentos para o cérebro: evite a todo custo!

Ao contrário de uma dieta saudável, que ajuda principalmente a manter sua mente tão afiada quanto possível, comer alimentos “ruins” pode reduzir significativamente o poder do cérebro. Se a sua dieta como um todo é mal equilibrada e você desenvolve deficiências nutricionais, o dano pode ser permanente. Isso é mais perigoso para as crianças.

Os piores alimentos para o cérebro são:
• bebidas açucaradas
• Alimentos ricos em gorduras saturadas
• Alimentos refinados (pão branco, açúcares adicionados, biscoitos, doces, etc.)
• Álcool

Note que existem algumas fontes que afirmam que o álcool oferece um aumento de cognição de curto prazo. No entanto, os efeitos a longo prazo da bebida são devastadores. Pessoas com alcoolismo estão em risco de encolhimento do cérebro e outros distúrbios. O dano causado pelo álcool não pode ser consertado.

Se você quer que seu cérebro esteja no seu melhor, coma uma dieta saudável e esqueça as “porcarias”, carboidratos refinados, álcool e açúcares.

Esta simples mudança pode ajudá-lo a evitar tornar-se uma estatística na crescente epidemia de demência.

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